segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Teatro- 3º Ano

Teatro

Você sabe o que é teatro? Quando surgiu? Onde?

Acesse aqui e tire suas dúvidas.


O ator

A coisa mais importante do teatro é o ator.
O escritor de teatro tem uma ideia na cabeça. Ele escreve uma peça. Esta peça tem de ser contada no palco, pois é só no palco que a história de teatro pode viver.
O compositor que escreve uma música precisa de um instrumento para poder comunicá-la. Pode usar vários instrumentos e um intérprete. No teatro, o intérprete e o instrumento são a mesma coisa: o ator.
Como o instrumento do músico tem que ser afinado para comunicar o melhor possível a melodia do compositor, também o instrumento do teatro, o ator, tem que ser afinado para melhor comunicar o que o dramaturgo quer dizer para o público, ou melhor, para o mundo. Quanto melhor for o ator, mais claramente a ideia do escritor é compreendida. Então, o ator é aquele que vive num palco as ideias de um autor (escritor).
Não basta ter um corpo que sabe andar e falar para ser um ator. É preciso também usar esse corpo e essa voz. Muita gente pensa que basta decorar um papel de uma peça, subir num palco e despejar as palavras em cima do público para se fazer teatro.
Isto é uma pena. Porque a pessoa fica muito infeliz quando vai ao teatro para se emocionar, para sentir alegria e tristeza, para ver e sentir vida, para conhecer as ideias de um autor e encontra atores que parecem papagaios em cena e às vezes papagaios que não sabem nem falar e se movimentar.
É tão importante o papel de um ator no teatro que para bem formá-lo existem escolas e academias espalhadas no mundo todo.

Conheça mais sobre o que é ser ator.


Aprender a falar

O ator comunica o texto do autor ao público pela sua expressão. Ele se exprime pela voz, pelos movimentos e pela sensibilidade.
Antes de continuar a nossa conversa sobre as qualidades do ator, quero fazer uma pequena pausa para dizer a vocês que existe também a brincadeira de teatro que todos vocês podem fazer. Um grupo de amigos se reúne e começa a estudar uma peça. E podem até fazer roupas, pintar cenários, decorar texto e representar. É muito divertido e útil. Às vezes é brincando que a gente descobre que quer transformar aquela brincadeira em coisa séria, em profissão. Qualquer pessoa ou grupo pode brincar de teatro. A brincadeira pode durar um dia, uma semana, ou meses, e é claro que quanto mais a sério ela for feita melhores serão os resultados. Outra coisa boa de se fazer é inventar histórias e depois representar. Qualquer história pode ser representada desde que o grupo saiba imaginar bastante. Enfim, para se brincar de teatro não é preciso entrar para uma escola de atores, mas que, mesmo para se brincar de teatro, é bom saber como é que se faz teatro de verdade.
Saber falar bem é uma coisa muito difícil. A pessoa deve ter uma boa dicção. Dicção é a arte de saber falar direito.  Mas antes de falar bem temos que dominar o corpo. Mesmo se tem uma voz muito, muito boa e às vezes a pessoa está nervosa, com medo, sua voz treme ou fica estrangulada na garganta. A pessoa precisa aprender a relaxar, a dominar seu gesto e suas ações.




Exercícios dicção 03


Teatro de sombra



A história do teatro de sombras

Era uma vez, mais de mil anos atrás, um imperador chinês viúvo que vivia sonhando com a esposa morta. Todos no reino sabiam da dor do seu governante, mas não conheciam meio de
curá-lo.
Certo dia apresentou-se à corte um homem que, dizendo-se mágico, prometeu ao imperador trazer sua bela esposa de volta, mas com uma condição: o monarca jamais deveria tentar tocá-la!
E assim, noite após noite, o imperador passou a sentar-se diante de uma tela esticada entre duas pilastras, na qual via a silhueta de sua adorável esposa enquanto conversava com ela.
Um dia, esquecido da promessa, o imperador levantou-se bruscamente e, derrubando a tela, tentou segurar a imagem da esposa. Atrás da tela, contudo, encontrou somente o mágico, tendo na mão uma pequena silhueta de papel e uma lamparina.
Uns dizem que o imperador, furioso, mandou decapitar o falso mágico. Outros contam que ele ficou encantado com a perfeição do trabalho que pediu ao forasteiro que ensinasse aquela arte a todos os artesãos do reino!


A luz e os corpos:
Corpo opaco: um corpo opaco é aquele pelo qual a luz não passa.
Corpo transparente: um corpo transparente é aquele pelo qual a luz passa.
Corpo translúcido: um corpo translúcido é aquele que a luz não atravessa muito bem.

Diferenças entre os corpos.

Que tal brincar de fazer sombras?

Escolham uma fonte de luz: pode ser uma lanterna ou um abajur.
Depois, escolham um local escuro ou com pouca luz.
Acendam a fonte de luz e posicionem as mãos entre ela e a parede.
Movimentem as mãos conforme ensina no vídeo.


Assista aos vídeos e depois responda as atividades.