Apatossauro
Nome: Apatossauro
Nome Científico: Apatosaurus marsh
Época: Jurássico
Época: Jurássico
O Apatossauro ("réptil bobo") tinha uma cabeça bem pequena relacionado ao corpo. Suas patas traseiras eram grandes, por isso se erguiam e sua cauda parecida com um chicote que lhe dava apoio. Sua cauda também servia para bater nos predadores que rondavam os filhotes e os mais velhos do bando.
Ele viveu na América do Norte, América do Sul e Ásia.
Pesava cerca de 40 toneladas e tinha 28 metros de comprimento e 13 metros de altura. Passava a maior parte do seu tempo comendo, pois necessitava comer diariamente entre 150 e 1000 quilos de alimentos. Ele comia só plantas, era herbívoro. Seus dentes eram fracos, e não mastigava as plantas mais duras. Foi descoberto em 1877, no Colorado, EUA e também encontrado na Ásia Central e América do Sul.
Sinraptor
Época: Jurássico, entre 152 à 145 milhões de anos atrás
Sinraptor ("ladrão chinês") media aproximadamente 7 metros de comprimento e pesava cerca de 500 quilos, certamente ele não merecia receber esse nome devido suas pernas serem robustas e não eram tão ágeis como os raptores, pareciam mais com os grandes terópodes.
Ele viveu na China e era carnívoro.
Saltassauro
Nome Científico: Saltasaurus loricatus
Época: Cretáceo
O Saltassauro media aproximadamente 12 metros de comprimento, 5 metros de altura e 8 toneladas, tinha uma couraça de ossos grandes na parte de trás e ao lado do corpo, era utilizada para se defender dos dinossauros carnívoros. Eles só comiam plantas pois eram herbívoros.
Seu rabo era grosso e servia como apoio podendo alcançar as vegetações mais altas. Provavelmente eles viveriam em grupos onde se alimentavam de coníferas. Os ovos encontrados deveriam pesar cerca de 4 quilos. Viveu durante o período Cretáceo e foi descoberto na Argentina em 1980.Viveu na América do Sul.
Braquiossauro
Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Época: Jurássico
Época: Jurássico
O Braquiossauro ("lagarto braço") tinha 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, o comprimento de uma quadra de tênis, a altura de um prédio de três andares. Pesava cerca de 90 toneladas, o peso de dez elefantes, foi um dos mais pesados e maiores dinossauros que já passaram pela Terra.
Ele viveu na América do Norte e na África.
Com seu pescoço que media 10 metros o braquiossauro podia alcançar árvores mais altas e arrancar as folhas, levando vantagem sobre outros herbívoros. Para poder crescer e se movimentar, o braquiossauro precisava se alimentar constantemente. Acredita-se que ele comia cerca de duas toneladas de plantas por dia, sendo assim ele era um animal herbívoro.
Ao contrário da maioria dos dinossauros, suas patas dianteiras eram maiores que as traseiras. Possuía um coração muito forte para bombear o sangue pescoço acima, até o seu cérebro. Alguns cientistas acreditam até na hipótese de o braquiossauro possuir vários corações para executar essa tarefa. Ele foi descoberto em 1900 no colorado, EUA, mas viveu também na Argélia e Tunísia.
Amazonssauro
Nome Científico: Amazonsaurus maranhensis
Época: Cretáceo
Os Amazonssauro viviam na América do Sul em pequenos grupos onde os adultos mais fortes andavam em volta das manadas e no centro ficavam os filhotes e os mais velhos. Seu pescoço era enorme e ajudava na alimentação, pois alcançavam nas árvores mais altas, além de se alimentarem também de plantas rasteiras da região. Ele herbívoro.
Ele foi encontrado na Região Amazônica cujo nome lembra a região onde foi encontrado e viveu no início do período Cretáceo, na região norte do Brasil.
Foram encontrados, cerca de 100 fragmentos ósseos às margens do rio Itapecuru, no Maranhão.
Ele media em torno de 13 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas.